Pesquisar neste blog

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Um pouco sobre nós!




Este espaço foi criado pelos alunos Matheus, Pâmela, Stephanne, Thaynara e Wesley, que são alunos do 9° ano da Escola Estadual Moacyr de Mattos situada na cidade de Caratinga-MG, como parte das exigências da disciplina de Português lecionada pela professora Ísis.


 Neste blog, buscamos apresentar um pouco sobre a história do livro "Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda",resumo, impressões do trabalho e do livro, depoimentos e a descrição dos principais personagens  dessa história,  que retratam um rei lendário, que com sua bravura e bondade conquistou seu lugar no mundo da literatura, e que, desencadeiam a imaginação das pessoas a centena de anos. E assim, desejamos que assim como nós, você leitor se encantem por essa história.


Bem vindo ao nosso Blog!

Resumo




OBRA: "Rei Arthur e os cavaleiros da       Távola Redonda".

 AUTOR: Howard Pyle.









Nos tempos antigos, vivia um rei muito nobre chamado Uther-Pendragon, que se tornou soberano de toda Bretanha.  O rei Uther tinha dois grandes homens que o ajudavam, o primeiro era um mago que se chamava Merlin, e o outro era um nobre cavaleiro chamado Ulfius ele que dava conselhos nas batalhas.

Logo que seu filho Arthur nasceu, o grande mago Merlin teve uma profecia de que o rei morreria em breve, e que o pequeno menino passaria por diversos perigos devido ao seu sangue nobre. Como o rei confiava fielmente nas profecias do mago, e com medo do que aconteceria ao seu filho, ele decide entregar antes de sua morte o seu pequeno filho a um nobre, sir Ector de Bonsmaison, que tinha por apelido Cavaleiro Confiável por cumprir todas as promessas que fazia.  Este acabou criando o pequeno Arthur como seu filho.

Depois que o rei Uther-Pedragon partiu dessa vida, tudo aconteceu como havia sido previsto por ele, já que o reino caiu em uma grande desordem. Diante disso, Merlin pressionado pelos bretões, desenvolveu um teste para que assim pudesse encontrar um novo rei. O teste consistia na retirada de uma espada que foi fincada em uma pedra, de maneira que, só seria possível retirar a espada o verdadeiro rei, o que tornava incapaz qualquer outra pessoa do reino de conseguir retirá-la dali.  E assim, sobre um bloco de mármore que foi fixada a espada, tinha a seguinte mensagem escrita ao seu lado: “Aquele que esta espada da bigorna arrancar, verdadeiro rei-nato da Inglaterra será”.

Então, houve uma ordem por parte do senhor arcebispo que acaba por convocar a todos os homens importantes da região, para tentarem retirar a espada cravada na pedra.  A partir disso, a nova família de Arthur já crescido, é também convocada para ir à Londres para participar do teste.  E assim o Sir Ector parte com seus dois filhos sir Kay o mais velho e o jovem Arthur.

Diante de uma batalha onde seu irmão sir Kay parte em disputa, Arthur é levado como seu escudeiro. Nessa disputa, ocorrem diversas confusões que acabam por levar Arthur a buscar uma espada para o seu irmão, e aí ele lembra da espada que se encontrava sem proteção e fixada sobre a pedra. Arthur acaba por conseguir retirá-la e levá-la ao seu irmão, o qual acaba se aproveitando da situação e se passando por rei. Porém, logo ele é descoberto e todos descobrem que Arthur foi quem realmente retirou a espada, e assim ele acaba se tornando o rei da Bretanha.


Momento que Arthur retira a espada.


Certo dia, já sendo o rei da Bretanha, Arthur recebeu uma notícia de que havia um cavaleiro chamado de cavaleiro negro, que estava no meio da floresta atacando outros Cavaleiros que por lá passavam.  Rei Athur acabou travando uma batalha com esse cavaleiro negro. Ele acabou ficando gravemente ferido e  terminou por perder sua espada durante essa batalha que acabou revelando que o cavaleiro negro era na verdade Pellirone o homem que já tinha sido expulso de seu reino.

Durante o seu período de recuperação da batalha travada com o cavaleiro negro, rei Arthur conheceu uma moça que chamava Lady Guinevere, que sem saber que se tratava de um rei, o ofereceu ajuda chamando o médico que a acompanhava para o ajudar. Nesse momento, o rei se viu apaixonado por essa moça de atitude tão nobre.

Já recuperado e sabendo que ainda havia o cavaleiro negro para vencer, rei Arthur questiona Merlin como enfrentará seu adversário se não possui mais sua espada que havia sido quebrada.  Foi quando Merlin explicou que caso ele conseguisse pegar a espada que estava dentro de um lago em posse de uma mulher, ele venceria o cavaleiro negro. Seguindo o que foi falado por seu conselheiro e amigo Merlin,  ele conseguiu vencer o cavaleiro negro.


Momento da disputa com o cavaleiro negro.


Após isso, o rei Arthur resolveu oferecer um belo jantar a alguns cavaleiros. Nessa oportunidade, ele acabou descobrindo que o rei Leodegrance, o pai de Lady Guinevere, se encontrava em uma grande batalha com o Duque Mordaunt de Nortúmbria. Foi aí que ele teve a ideia de se disfarçar de jardineiro para se aproximar da mulher que o havia ajudado no lago, e fez isso pedindo ajuda a Merlin, que lhe fez um gorro que modificava o seu rosto. Ele começou a trabalhar lá, até o dia em que lady Guinevere conseguiu retirar o gorro e descobriu que se tratava do moço que havia ajudado a um tempo atrás. 


Enquanto isso, o rei Leodegrance precisava de alguns Cavaleiros para lutar contra o duque de Mordaunt de Nortúmbria. Sendo assim, lady Guinevere que estava preocupada com seu pai, pediu aos sir Gawaine, sir Ewaine, sir Pellias, sir Geraintque que o ajudasse na luta, mas eles se negaram. Foi então que o rei Arthur mantendo o disfarce de jardineiro, disse a lady Guinevere que até então não sabia que se tratava de um rei, que gostaria de ajudar o seu pai na batalha,  pedindo apenas ao outros cavaleiros que levassem pão, água e vinho para ele.

Os cavaleiros atenderam ao pedido feito, mas acabaram por ameaça-lo de morte, pois não sabiam ainda de quem se tratava. Em um passeio ao lado dos cavaleiros, rei Arthur acabou retirando o gorro e todos logo reconheceram que se tratava do rei, em um momento em que todos admirados se ajoelharam em volta dele. O rei Arthur aproveitando da situação, pediu que todos os cavaleiros o acompanhassem na batalha contra o duque de Northumberland. Sendo que ao final da luta, eles saíram vencedores.

Voltando após a batalha, ele continuou trabalhando como jardineiro na casa do rei Leodegrance, que não sabia de quem se tratava. Até que um dia, lady Guinevere pediu ao rei Arthur que retirasse seu gorro na frente de seu pai. Nesse momento, ele viu logo que se tratava do rei Arthur, e aproveitando a oportunidade ele acaba pedindo a mão de lady Guinevere ao seu pai. Após aceitado o pedido, como forma de dote o rei Leodegrance oferece a Távola Redonda que tem o significado de reunir os 50 melhores cavaleiros marcados pelo nome, e que apenas eles, poderiam se sentar envolta  dela.


Por fim, temos o casamento de Lady Guinevere e o rei Arthur e o momento em que é instituído a Távola Redonda.
                                                                                                        




Personagens principais



Rei Arthur
     O lendário líder britânico nasceu de uma relação entre Igraine e o rei da Bretanha, Uther Pendragon. Acaba por se tornar rei após a retirada de uma espada que estava fincada na pedra, que foi um teste proposto pelo Mago Merlim que buscava uma forma de escolher o novo monarca dos brotões, diante de uma pressão para conseguir um rei. Rei Arthur se tornou respeitado por todos, ganhando diversas batalhas. Acaba se casando com Guinevere e organizando a Távola Redonda com seus cavaleiros.





Merlin
    É um mago e profeta que se torna grande amigo e conselheiro do Rei Arthur, sendo que, durante sua vida acaba salvando-o diversas vezes de enrascadas.







Guinevere
  Esposa do Rei Arthur, e consequentemente torna-se rainha da Bretanha. 
                      














Cavaleiros da Távola Redonda
        Grupo que reúne os melhores cavaleiros da corte do Rei Arthur. A Távola Redonda, ao redor da qual eles se reuniam, tinha esse formato para representar a igualdade entre todos os membros.




Contexto histórico e geográfico


       
Rei Arthur foi de acordo com a literatura, o mitológico e magnífico rei da Bretanha, responsável por sua unificação logo após a expansão Romana.  Sua história é conhecida principalmente por aparecer nas chamadas lendas arturianas, que se baseiam não só em fatos históricos, mas também em contos populares, mitos e religiosidade.

 Por parte dos estudiosos, apesar da dificuldade em se fixar uma data e se realmente a história do Rei Arthur é verídica, acredita-se que ela realmente tenha existido, e que seu período de reinado tenha acontecido no século VI. Para os historiadores, Arthur teria sido o principal líder dos celtas cristãos na luta travada contra os invasores saxões.

  A região onde ocorreu a história do Rei Arthur, se localiza na atual Grã-Bretanha (ver mapa abaixo), e apesar de vários indícios sobre a existência dele, há uma grande divergência entre historiadores e pesquisadores, já que sua história é amplamente contestada e que para muitos, se trata apenas de uma lenda.
           Localização na Europa da atual Grã-Bretanha.

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Depoimentos e impressões



           
“Gostei muito desse trabalho, pois pude experimentar uma equipe nova com opiniões diferentes. Adorei esse livro, pois ele conta uma história de aventura muito linda.”
Pâmela Barbosa.
14 anos, aluna do 9° ano da Escola Estadual Moacyr de Mattos.


"Inicialmente tive grande dificuldade para terminar a leitura do livro, mas como a história é muito interessante acabei me interessando. A ideia do Blog  foi muito diferente e também muito legal de fazer."
Matheus Campos
14 anos, aluno do 9° ano da Escola Estadual Moacyr de Mattos.



"Apesar de algumas dificuldades para a execução do trabalho, como por exemplo a reunião do grupo para decidir algumas coisas a respeito do Blog e de seu conteúdo, o trabalho foi uma nova oportunidade de desenvolver um trabalho diferente do que estamos acostumados, a partir da leitura do livro " Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda", que é considerado um clássico da literatura."
Stephanne Emanuelle Chaves.
14 anos, aluna do 9° ano da Escola Estadual Moacyr de Mattos.



"O trabalho proposto pela professora Ísis, apesar de inicialmente ter gerado algumas dificuldades para os integrantes do grupo por ser um trabalho onde cada um tem uma opinião diferente sobre todas as etapas de construção do Blog, se mostrou uma grande oportunidade de desenvolvimento do conhecimento literário e histórico para cada um de nós. A leitura do livro, a criação do blog e o entendimento de todo o contexto em que ocorreu a história do Rei Arthur, possibilitou um jeito novo e divertido de desenvolver um trabalho escolar."
Thaynara Gonçalves de Freitas. 
14 anos, aluna do 9° ano da Escola Estadual Moacyr de Mattos.



“O livro foi muito interessante, mesmo tendo dificuldades para conseguir lê-lo, pois não tive muito acesso, e quando tive, desperdicei meu tempo. Este trabalho é bom, pois mostra como será na faculdade, mesmo não sendo exatamente igual, sinto que de certa forma estou me preparando para a faculdade seja lendo um livro grande ou fazendo blogs, isso irá ajudar-me a ter mais responsabilidade.  Falando mais do livro, o único ponto negativo dele, na minha opinião, é que ele possui muitos nomes complicados e utiliza esses nomes toda hora, o que acaba dificultando um pouco a leitura. Isso é porque quase não vemos o uso de pronomes como ele ou ela, isso dificulta também na hora de resumir e também para apresentar, mas é um livro excelente, e que eu particularmente recomendo, pois ele não é o tipo de livro para ler em vão, mas também para utiliza-lo em trabalhos, pois é uma ótima escolha. E, para os preguiçosos como eu, uma dica, ele está dividido em dois livros, então caso o trabalho aperte e você leitor não consiga ler as 500 páginas, leia apenas 250 que conseguirá conhecer mais sobre o Rei Arthur e fazer o trabalho tranquilamente.”
Wesley Patrick Barbosa.
14 anos, aluno do 9° ano da Escola Estadual Moacyr de Mattos.